quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os Jabutis no meu jardim


Pra quem não sabe, meus pais foram escritores.
Minha mãe teve mais de 180 obras publicadas pela editora Melhoramentos. Meu pai trabalhava lá.

Ela adaptou Moby Dick; Alice no País das Maravilhas; Ali-Babá e os Quarenta Ladróes; Sinbá, o Marujo, dentre muitas outras obras conhecidas internacionalmente. Sempre para público infantil e jovem.
Seu nome é Maria Thereza Cunha Di Giacomo

Escreveu Bitu, o Carneirinho Sujo; O Burrinho Verde; Rique-Roque, o Ratinho Sonhador (prêmios Jabuti e Lourenço Filho – troféu Ouro). Escreveu também As Lendas Brasileiras, que também ganhou um Jabuti, e Mar sem Porto, livro de poesias. Pelo Conjunto da Obra, ganhou o Lourenço Filho - troféu Platina.

Meu pai escreveu Eulália Neutra e Villa-Lobos, Alma Sonora do Brasil (prêmio Jabuti). O próprio Villa-Lobos se envolveu no projeto.
Também dirigiu a Enciclopédia Mirador (uma espécie de fusão entre a Brittanica e a Barsa, pra quem se lembra).
Desenvolveu Uma Política Integrada do Livro (anteprojeto da lei do Livro) e sempre procurou defender a oportunidade de todos os brasileiros, principalmente os mais jovens, de ler.

Postumamente foi consagrado membro da Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil, com seu busto o homenageando, sendo representado por minha mãe, bem como Patrono de Biblioteca, Escola, e uma rua ostenta seu nome.

É com muito orgulho que uso o seu nome, Arnaldo Magalhães Di Giacomo.

Hoje estão juntos novamente, muito além de meu jardim.

Fica minha homenagem.
Do Arnaldo pai para "Telecita"

9 comentários:

  1. Oi Arnaldo,
    Tudo bem? Muito legal o seu Blog!
    Muito legal também a homenagem que você esta prestando a eles.
    Fico feliz que tenha reatado contato com a Marilu. Abraço. Fernando Fabra Martino (TUBA)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Tuba! Você fez parte do processo, né? Ela é muito gente boa mesmo, tanto quanto você! Abração

    ResponderExcluir
  3. Oi,Arnaldo.
    Um dia comprei o livro Mar Sem Porto e fiquei extasiado. Lindas poesias, muito sentimento e muita beleza nas palavras. É um livro que guardo desde a adolescência, embora tenha doado tantos outros que já li. Sua mãe era realmente muito talentosa. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Arnaldo,
    "O Burrinho Verde" foi um dos livros que mais li (e reli) na infância. Adoraria ter um exemplar para dar aos meus filhos e já procurei inúmeras vezes sem sucesso!
    Agradeça a sua mãe por mim. Pela lição que me deu e por me tornar uma mulher sem preconceitos porque, quando fui criança, me colocava no lugar do discriminado Burrinho Verde, e sabia que a cor de alguém não podia ser a causa de sua dor.
    Abraços.
    Marícia. (maryfantinel@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Hoje estava procurando um livro, para o meu filho que vai nascer, e veio a lembrança de meu primeiro livro!!!!!!!!! Livro de verdade com capa, contra capa, ilustrações, antes tinha muitos quadrinhos, que eu decifrava as historinhas ainda sem saber ler. Lembrei do Bitu, o carneirinho sujo!!!! Não resisti e vim "campear" como dizia minha vó, no google, cheguei aqui. Sua mãe fez parte de minha infância, e com certeza do homem que me tornei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre: Muito obrigado pelas palavras. É bacana saber que ela marcou a vida das pessoas. Espero que seu filho leia bastante, pois é o que diferencia as pessoas: o conteúdo. Um abraço

      Excluir
  6. Arnaldo, estava pesquisando no google e cheguei aqui... Tenho o livro Rique- Roque, o ratinho sonhador, ilustrado por Darcy Penteado. Horas Felizes pela edições melhoramentos, é a 4ª edição. Minha pesquisa é pra saber o ano que foi publicado o livro e se é o 1º livro dela? è bem antigo! Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, vi somente hoje seu comentário. O primeiro livro dela se chama "É primavera... escuta!". As datas não sei dizer, mas ela já começou a escrever bem cedo, muito jovem. Obrigado Arnaldo

      Excluir